terça-feira, 18 de agosto de 2009

Viver é literalmente tudo

Hoje morreu um garoto. Um garoto como outro qualquer, que estudava numa escola qualquer, vivia em um bairro qualquer... Que simplesmente tinha alguns amigos iguais aos meus, frenquentava alguns lugares iguais a mim, tinha orkut como eu, tinha uma vida, assim como eu tenho. Vida essa que ele tentava viver da melhor maneira possível, sem perceber que poderia ir muito mais além, sem saber, que quando a gente menos espera ela acaba. Ele nunca podia imaginar que a discussão no futebol, a briga com os amigos, o sábado a noite entediado em casa, a nota ruim na prova ou o término de um namoro poderiam ser algo tão relevante perto de uma vida. E agora já é tarde, ele não pode dar conta, e sem dúvidas está em um lugar muito melhor do que aqui. Onde as pessoas não perdem seus tempos criando comunidades de fofocas, onde não existe hipocrisia, falsidade, arrogancia... Em um lugar onde somente pessoas que realmente cumpriram sua missão aqui embaixo da melhor forma possível estarão um dia. E enquanto isso, as pessoas aqui sofrem com a falta dele, pessoas que assim como eu, muitas vezes nem o conheciam, mas só em pensar que foi uma vida que acabou, desabam em lágrimas. Eu tento pensar que não acabou, e que pra ele continua de uma forma bem melhor, e que um dia eu estarei lá, junto a ele. Mas quando?! Como?! Eu não sei, ninguém sabe. Porque esse cotidiano em que vivemos nos promete grandes surpresas, grandes revelações, e que muitas vezes nos servem como experiencia. Um grande exemplo disso aconteceu comigo hoje mais cedo, quando eu estava reclamando da vida, da escola, dos garotos do mundo, das minhas amizades, do meu curso de inglês, do trabalho de casa da minha irmã e de tantas outras coisas... Mais tarde um pouco, soube dessa notícia, realmente comecei a me achar a pessoa mais fútil do mundo. Como eu poderia me importar tanto com coisas tão banais? Eu não tenho um namorado, eu não sou milionária, eu não passo o dia inteiro na praia pegando sol e de pernas pro ar, mas eu estou viva, e isso é tudo. E agradeço todos os dias ao meu bom Deus por me permitir isso, e ainda mais, permitir que eu não tenha uma só vida, mas a viva da melhor maneira possível, seja feliz com as minhas amizades, com a minha família... E se teve alguma lição que eu tirei disso tudo, foi que nós não devemos nos importar com coisas pequenas, devemos viver sempre bem, não importa o que aconteça, porque o dia em que você morrer, acontecerá o que você está vendo agora, a tristeza de muitas pessoas... Mas se você for feliz enquanto vivo, poderá pelo menos dar a ela a certeza que eu tive depois de conversar com algumas pessoas que conheciam o menino, "ele viveu, mas foi feliz, isso que importa". Porque de resto, só Deus sabe, e se aconteceu, é porque tinha mesmo que acontecer. Não pense que esse é um texto dramático, para botar medo nas pessoas. É simplesmente mais um texto realista que quem me conhece sabe que eu estou acostumada a escrever. Mas é que dessa vez não estou falando da minha briga com o meu pai, do meu namoro que terminou, da minha discussão com a minha amiga, e nem das férias que começaram, estou falando de vida, e essa é a maior preciosidade que nós temos. Quando a estragamos de alguma forma ou ela acaba por si só, lamento meu bem, mas já era. Evite ligar para coisas baratas – não no sentido material, mas no sentido literal -, se importe com acontecimentos de fato importantes. De que vale a pena um dia perdido chorando, porque não poderá ir na festa? De que vale a pena uma briga com seus amigos, porque eles foram contra a sua opinião? De que vale a pena uns tapas, ou beliscões na sua irmã, porque ela te irritou? Serão só mais supostas preocupações, que um dia não valeram de nada. Por isso seja sempre consciente de seus atos; saiba com quem andas; dê valor a quem merece; faça o que tiver vontade; não mude por ninguém; jamais se arrependa, mas não persista em um erro; ame; pague micos; ria; chore; fale alto e fale besteira; sonhe... Faça tudo o que puder, mas principalmente, nunca se esqueça: viva! Posso lhe garantir que vale a pena, e é o máximo. Bruna Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário